04 Dicas de Gestão Financeira Laboratórios

Como qualquer empresa, um laboratório é composto por diferentes pessoas com diversas habilidades que trabalham em equipe. Além disso, o laboratório precisa de uma boa gestão financeira para que os recursos necessários possam ser disponibilizados e o lucro seja viabilizado.
Sendo assim, um laboratório deve ter um plano com objetivos claros e maneiras de alcançá-los. 

Neste artigo, compartilhamos 04 dicas de gestão financeira  que podem fazer a diferença na administração do seu laboratório. Confira!  

Conheça seu negócio

Um dos pontos mais importantes para uma gestão de excelência é conhecer o próprio negócio

É por isso que, antes de empreender, você precisa se assegurar de que está entrando para um negócio do qual domina. Ou pelo menos compreende como funcionam todas as nuances a ele relacionadas: concorrência, clientes, fornecedores, produtos e serviços a serem prestados, etc. Uma dica consideravelmente importante para um gestor ou administrador de um laboratório é a linguagem, noções básicas sobre termos e técnicas laboratoriais será um diferencial.  A compreensão de sua linguagem e a capacidade de usá-la ajudará muito na comunicação. Um processo de comunicação eficaz apoiará o gerente do laboratório na identificação e resolução de quaisquer obstáculos que precisam ser superados e fornecerá uma imagem abrangente do trabalho. 

Conhecer a Equipe

O sucesso do laboratório depende do sucesso da equipe do laboratório! Portanto, é benéfico conhecer e compreender o pessoal do laboratório – quem são, de onde vêm, quais são suas aspirações e como trabalham.

Esse conhecimento ajudará o gerente do laboratório a colocar o profissional certo na posição certa. Também ajudará a ajustar o envolvimento do pessoal e apoiar o processo de tomada de decisão de uma forma que seja mais eficaz para a produtividade do laboratório, aumentado assim os lucros.

Daí a importância de se manter a motivação da equipe em alta. E isso pode ser feito de diversas maneiras. Feedbacks sinceros, valorização salarial, ambiente de trabalho adequado e benefícios são fatores que podem contribuir. Fazer pesquisas internas sobre clima organizacional é um bom termômetro para mensurar os níveis de motivação e engajamento.

Controle de Processos

Outra forma de ter uma melhor organização financeira, é realizando um bom mapeamento das suas operações de compras e estoque. É importante que você realize a elaboração de um planejamento de metas, que permitirá uma análise de resultados e um parâmetro sobre todos os insumos que devem ser adquiridos pela empresa que você administra.

Para garantir isso, você precisa fazer uma boa gestão de estoque, além de um gerenciamento de entradas e saídas dos insumos do laboratório, ou seja, quanto tempo leva para seu estoque zerar. 

Sendo assim, reduzir custos e ter controle sobre o gerenciamento financeiro, exige que estar por dentro de todos os processos internos, estes pequenos cuidados fazem total diferença no faturamento final do mês. 

Invista em Tecnologia

Hoje em dia, empresas precisam apostar na inovação – caso queiram ter uma gestão de excelência. Investir em novas tecnologias coloca a sua empresa à frente da concorrência e ainda otimiza o trabalho da sua equipe. No caso do ERP (Sistema de Gestão), é a garantia de contar com ferramentas e funcionalidades específicas para atender as demandas do seu negócio.

É neste cenário que cada vez mais empreendedores e principalmente empresas do setor de saúde, como os laboratórios, precisam contar com um sistema robusto, ágil e de fácil entendimento para se manter em constante desenvolvimento. 

Tão ágil quanto moderna. Tão integrada quanto eficiente. A nova interface do WK Radar já está no ar. Agora, o ERP que não é qualquer ERP ficou ainda mais fácil de usar, com tudo centralizado numa única tela, em um painel de controle bastante intuitivo. 

Confira  Versão WK Radar 7.0: 

 https://youtu.be/27H2HgG3lBs