As diferenças entre servidor local ou servidor na nuvem

 

Você já ouviu falar desses dois modelos, mas não sabe muito bem o que deve ser observado na hora de escolher entre um servidor em nuvem ou local? Essa decisão é muito importante para o momento de transformação digital em que vivemos.

Independentemente da sua escolha, contar com um bom servidor é essencial para otimizar os processos de sua empresa e proporcionar a evolução do seu negócio. A grande questão é determinar qual a opção mais adequada para atingir os resultados pretendidos.

Para ajudá-lo(a), preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que define cada tipo de estrutura. Confira!

Como definir entre um servidor em nuvem ou local

Então, vamos discutir sobre o que você precisa considerar ao fazer essa escolha. Nós listamos 07 tópicos de comparação e explicamos como a infraestrutura local e em nuvem se diferem em cada um deles. 

1. Investimento e previsibilidade

Quando uma empresa aposta, hoje, em servidores locais, precisa contemplar um investimento significativo, tanto em nível de recursos financeiros quanto não financeiros, como pessoas, tempo, dedicação, energia física e mental etc. Já no caso da nuvem, não há um grande investimento inicial com a compra de hardware e software, configuração e execução de data centers locais, incluindo racks de servidores, disponibilidade constante de eletricidade para energia e refrigeração, além de especialistas de TI para o gerenciamento de infraestrutura. Tudo isso contribui para o alto custo da computação.

2. Elasticidade

Os recursos podem ser provisionados e liberados elasticamente, em alguns casos automaticamente, para escalar rapidamente de acordo com a demanda. Para o consumidor, os recursos disponíveis para utilização muitas vezes parecem ilimitados e podem ser apropriados em qualquer quantidade e a qualquer momento.

3. Manutenção e depreciação

A diferença aqui é clara: quando os servidores estão alocados internamente, a responsabilidade da manutenção e a conta da depreciação é da TI. Quando esse sistema é fornecido no modelo em Nuvem, a atualização de equipamentos, de softwares e consertos ficam por conta da empresa contratada. 

O(A) gestor(a) deve se preocupar apenas com a implementação e a utilização.

4. Desempenho

O resultado dessa atualização constante é um bom desempenho garantido. No modelo Servidor Físico, o ciclo de investimento em tecnologia quase sempre cria períodos de defasagem tecnológica que podem atrapalhar o crescimento da empresa.

Quando há uma aposta em soluções de Nuvem, os recursos de computação e armazenamento são sempre entregues baseados no que há de mais avançado para o uso corporativo.

 

5. Segurança

Tanto em Servidor Físico quanto em Nuvem, é necessário planejar e zelar pelos dados da sua empresa. Ao adotar o modelo local ou on-premise é necessário entender e dimensionar fatores como confidencialidade, integridade e disponibilidade, o que demanda recursos financeiros, técnicos e humanos do departamento de TI. Afinal, tanto as ameaças virtuais quanto as velhas questões como o roubo de equipamentos físicos, alagamentos e outros eventos podem prejudicar o desempenho. 

Em quanto os provedores em Nuvem trabalham esses fatores com bastante afinco, pois se trata de sua atividade central. Mecanismos, processos e políticas são adotados, tanto no nível lógico - virtualização, firewalls, monitoramento e outros -, quanto no nível físico, com data centers profissionais e certificados (TIER) que devem possuir sistemas anti incêndio, conexão com outro data center, links e energia redundantes etc.

6. Aumento da Velocidade de processamento

A maior parte dos serviços de computação em nuvem é fornecida por autosserviço e sob demanda, para que até grandes quantidades de recursos de computação possam ser provisionadas em minutos, normalmente com apenas alguns cliques, fornecendo às empresas muita flexibilidade e aliviando a pressão do planejamento de capacidade.

7. Foco no negócio

Por fim, vale reforçar que a solução em Nuvem contribui para focar a equipe de TI em um papel estratégico dentro do negócio, buscando usar a tecnologia como impulsionadora de inovação, qualidade e eficiência.

Isso porque, com servidores próprios, a TI está sempre dividida entre manter a estrutura e utilizá-la da melhor forma possível. A nuvem elimina essa primeira necessidade e liberta os profissionais do setor para cuidarem da implementação, gestão e aproveitamento desses ativos.

O que você está esperando então para adotar o modelo de TI do futuro? Entre em contato conosco, através dos nossos canais de comunicação!