Você sabe quanto sua instituição precisa para funcionar até o fim do ano?

Se você respondeu NÃO, a nossa pergunta, é um sinal preocupante.

Esse controle é importante para tornar a gestão mais clara e transparente, uma vez que mantém a organização interna e facilita o acompanhamento pelos financiadores.

Pensando nesse contexto, vamos abordar cada tópico listado à baixo,  com você: 

1. O que é Planejamento Orçamentário por projetos;
2. Como fazer o controle dos recursos recebidos e despesas por centro de custos;
3. A importância de usar a tecnologia na elaboração do Planejamento Orçamentário;

O WK Radar, é uma solução completa, que integra de maneira inteligente todas as áreas do seu negócio, adaptável às necessidades e à realidade da sua entidade.

Com tecnologia que irá apoiar a conferência de informações e a uma prestação de contas transparente e eficiente.

Vamos iniciar com o 1º Tópico da nossa lista de três temas. Quando falamos da importância em tornar cada vez mais transparente e eficiente, a gestão das Organizações do 3º Setor, usando o Planejamento Orçamentário como recurso.

1. O que é Planejamento Orçamentário por projetos...

A definição do Orçamento no 3º Setor deve levar em consideração que esse tipo de organização não possui um lucro convencional, mas sim, o que podemos chamar de déficit ou superávit.

Ao organizar o Orçamento por projetos, fica muito mais fácil prestar conta da aplicação do arrecadado, pois é possível identificar exatamente onde ele foi aplicado. Por isso, um cuidado fundamental na hora de montar o Orçamento para uma Instituição do 3º Setor é fazer uma divisão entre os projetos e a administração.

Para tal, podemos citar 4 dicas fundamentais ao processo Planejamento Orçamentário por projetos:

Identificação das despesas fixas;
Identificação das despesas variáveis; 
Estimativa de novas despesas para o próximo ano ou projeto;
Projeção da receita esperada para o próximo ano ou projeto;

 2. Como fazer o controle dos recursos recebidos e despesas por centro de custo...

Diferente do plano de contas, onde visualizamos todas as entradas e saídas de forma geral, o plano por centro de custo, apresenta as mesmas informações organizadas por projetos/setores específicos. Dessa forma sabe-se exatamente os valores recebidos e gastos de cada projeto. 

 Assim, podemos citar 02 benefícios importantes:

1 . Análise facilitada: com o refinamento das informações, em relatórios mais detalhados, a análise se torna mais ágil e de fácil entendimento, diferente quando os números são vistos como um todo de forma geral;

2 . Rateio das despesas: permite alocar em cada projeto a parcela da despesa que corresponde as suas despesas e otimizar;

E, então, o centro de custo é ou não é uma ferramenta e tanto para auxiliar no controle de custos da sua instituição?

3. A importância de usar a tecnologia na elaboração do Planejamento Orçamentário...

Por mais que o objetivo não seja o lucro, as instituições sem fins lucrativos ainda lidam e precisam de recursos para se manterem e para o desenvolvimento de seus projetos. E é nesse momento que entidades do 3º Setor, que adotam boas práticas de prestação de contas e transparência em seus processos administrativos, conseguem aumentar seu valor social, angariar mais fundos e garantir a continuidade do seu trabalho na sociedade!

Lembre-se: a transparência está entre os pontos mais sensíveis que um doador analisa antes de direcionar seus recursos a uma organização. Contar um ERP (Sistema de Gestão) pode ser o seu DIFERENCIAL!!! Tudo para contribuir de maneira eficaz na captação e na manutenção de recursos junto aos financiadores e parceiros. 

Bom, deu para perceber que a gestão orçamentária é indispensável para garantir o sucesso e a estabilidade da sua entidade, não é verdade? O ERP WK Radar é uma solução completa, com 38 anos de atuação, mais de 30.000 usuários ativos, mais de 60 canais de atendimento em todo o Brasil e 97% de satisfação no atendimento.

Estamos prontos para ter você como nosso parceiro!!!